E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Por lote ou individual? Saiba a melhor forma de fazer o controle do gado

PUBLICADO EM: 29/maio/2018

controle do gado

Considerada como uma atividade econômica voltada para a exploração dos produtos que provêm dos animais, a pecuária exerce um papel expressivo na economia do país, carregando em suas atividades diversas peculiaridades administrativas, produtivas, dentre outras. Contudo, dois dos fatores cruciais para o sucesso desse setor são a coleta de dados e o controle da atividade.

Fazer o controle da pecuária de maneira eficiente é essencial para o desempenho de estratégias, índices de produtividade, controle do patrimônio, controle operacional, planejamento de vendas, entre vários outros quesitos. Sem ele, torna-se impossível medir o desempenho e sucesso da atividade, além de propor os ajustes que são necessários. Além disso, quando não existe controle da pecuária, isso pode ocasionar prejuízos à saúde financeira, comprometendo a sustentabilidade do agronegócio a longo prazo.

Afinal, qual é o melhor jeito de fazer o monitoramento do gado?

Só pra você entender com mais clareza, existem duas formas de realizar o controle do gado: por lote ou individualmente.

O monitoramento individual é definido como o que acompanha animal por animal dentro da propriedade ou empresa rural. Em um cenário ideal, cada animal possui uma ficha individual que aponta com base em anotações suas principais características e desempenhos. Algumas dessas anotações trazem informações de consumo, aplicação de medicamentos e ganho de peso, tudo com o intuito de analisar a performance de cada animal.

No controle por lote, o monitoramento do gado é feito de forma agregada, ou seja, um conjunto de animais (lotes), que é definido com base em características da propriedade, como a categoria do animal, a raça, etc. Assim como o que é feito no controle individual, o monitoramento em lote permite que sejam realizadas diferentes análises comparativas entre animais e seus resultados, porém no conjunto de animais é possível ter acesso a informações agregadas que contribuem para que o processo de decisões, planejamento e outras atividades sejam mais eficientes e com custos menores.

Isso acontece, pois com um mesmo meio de monitoramento você tem a possibilidade de acompanhar o desempenho de todos os animais contidos no lote, com base em critérios e necessidades que você mesmo pré-estabeleceu. Por isso, afirmamos: se o seu objetivo é realizar análises de estratégias e identificação dos cenários para maximizar seus lucros, a maneira mais vantajosa financeiramente para fazer o controle do gado é por lote.

Seu foco é em análises estratégicas? Opte pelo controle de gado por lote

Realizar o controle do gado por lote exige a entrada de um número pequeno de informações, o que se difere bastante do controle individual. Para que ele seja feito, basta somente a entrada da quantidade total que foi consumida, ou a quantidade total de vacinas que foram aplicadas, não havendo dificuldades em relação a forma de análise de vacinas ou rações desperdiçadas, sendo necessário somente o ganho de peso médio para realizar análises estratégicas.

Por isso, não tema em optar pelo controle do gado por lotes. Afinal, ele apresentará claramente a apuração de resultados, que são os custos e receitas, de forma mais expressiva para que você faça o seu planejamento estratégico a longo prazo, tendo condições de gerar métricas e indicadores, como consumo, ganho de peso, eficiência alimentar e outros, que serão definidos para que o seu agronegócio tenha melhoria contínua e avaliações constantes.

Alguns dos principais benefícios do controle de gado por lote, são:

  • Maior relevância para tomada de decisões estratégicas;
  • Visão holística da atividade;
  • Auxilio no planejamento estratégico a longo prazo.

Quando o controle de gado individual é viável?

Se o seu objetivo é realizar o controle do gado para a apuração do mérito genético de uma certa característica específica ou por exigência do mercado consumidor, pode ser que seja necessário o controle individual dos animais, mesmo que este ocorra paralelamente e independente do controle por lote, com o intuito de mensurar características específicas.

Esse tipo de monitoramento é capaz de empregar alta tecnologia por meio da instalação de diversos equipamentos, como reconhecimento facial, chips eletrônicos, identificação visual, radiofrequência e outros.

Alguns dos principais benefícios do controle de gado individual, são:

  • Benefício econômico individual do animal;
  • Rastreabilidade;
  • Melhoramento genético.

O que podemos aprender com tudo isso?

Resumindo, o controle de gado precisa ser realizado de acordo com o seu objetivo, tendo em vista o método que apresenta maior simplicidade e eficiência. O controle de gado individual oferece maior detalhamento, mas acaba implicando em um aumento substancial do custo de gestão. O controle de gado por lote, por sua vez, oferece menor custo de gestão, tendo maior relevância para planejamento e tomada de decisões estratégicas.

Baixe nosso E-Book,  sobre Gestão de propriedades Rurais e entenda a importância de uma boa administração.

Ainda tem dúvidas sobre qual é a melhor opção para o seu negócio? Conte com a expertise da MPrado Agronegócios e tenha os melhores serviços de consultoria capazes de otimizar seus processos e atingir seus objetivos.

Acesse nosso site e conheça um pouco mais dos serviços oferecidos.

 

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.