E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

A Importância de uma Boa Política de Recursos Humanos

PUBLICADO EM: 21/maio/2019

A condução eficiente das relações interpessoais é um diferencial positivo na administração de qualquer empresa, e no agronegócio não é diferente. É fundamental entender o colaborador como fator primordial para o sucesso de seu negócio, dando a ele totais condições para exercer suas funções com eficiência.

A condução eficiente das relações interpessoais é um diferencial positivo na administração de qualquer empresa, e no agronegócio não é diferente.Para o Recursos Humanos é fundamental entender o colaborador como fator primordial para o sucesso de seu negócio, dando a ele totais condições para exercer suas funções com eficiência.

O bom gestor de recurso humanos está sempre em contato com seus colaboradores, buscando entender suas reais necessidades e adequando seu talento às soluções que irão contribuir para o crescimento da fazenda. Para isso, é fundamental definir políticas de recursos humanos.

IDENTIFICANDO O TALENTO

No momento da contratação de um profissional, é preciso analisar e verificar se ele tem o perfil que se enquadra aos anseios da empresa. E isso vai muito além de uma simples entrevista, é necessário analisar e perceber todo o potencial do possível funcionário.

Mesmo após a contratação, é importante que haja um acompanhamento do setor de recursos humanos. Desta forma, será possível verificar o desempenho do colaborador no momento de executar determinadas funções do agronegócio e confirmar, na prática, se realmente ele corresponde ao perfil que a empresa busca.

LAPIDANDO O TALENTO

A modernização do agronegócio vem aumentando a exigência de qualificação para atender ao mercado. As novas tecnologias, a abertura do comércio e o aumento da competitividade estão promovendo uma grande transformação no setor rural brasileiro. O perfil dos trabalhadores também mudou, devido a uma demanda cada vez maior por colaboradores qualificados.

As fazendas familiares se transformaram em grandes empreendimentos agroindustriais, que trouxeram para o campo a necessidade fundamental de uma maior profissionalização.

Portanto, a capacitação, atualização e o aprendizado constante do colaborador, de qualquer função no setor do agronegócio, são fatores fundamentais para o aumento da produtividade e da lucratividade de sua Fazenda.

 

VALORIZANDO O TALENTO

Mais que contratar a pessoa certa, é preciso saber mantê-la. Muitos funcionários promissores acabam saindo das empresas quando percebem que não irão realmente alcançar a ascensão que ele esperava para sua carreira.

Valorizar o talento é uma missão complicada para os empresários do agronegócio. Alguns profissionais, principalmente os mais jovens, são muito ansiosos por resultados e promoção de cargos.

Para amenizar este problema, recomendamos a adoção de políticas e diretrizes que motivem os colaboradores, aumentando assim seu comprometimento com as metas e a cultura administrativa da empresa, por exemplo:

– Treinamento e capacitação constantes;
– Feedback e Suporte contínuos ao funcionário;
– Remuneração compatível à realidade do mercado;
– Respeito à meritocracia;
– Bonificação por metas;
– Desafios e novos projetos;

– Saber ouvir e estar sempre aberto aos novos projetos e ideias de seu funcionário.

 

Essas são algumas das políticas internas de recursos humanos que podem ser adotadas em seu agronegócio, ajudando sua fazenda a extrair o melhor de cada colaborador, mantendo sua equipe sempre motivada e parceira de seus objetivos empresariais.

A MPrado, possui vários módulos que podem ajudar o seu negócio, tanto com treinamentos, quanto com uma consultoria de Recursos Humanos, para saber mais, acesse a seção de soluções em nosso site.

 

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.