E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

A Gestão Mudando a Pecuária

PUBLICADO EM: 15/jul/2019

MPrado-A Gestão mudando a pecuária-BlogPost

A pecuária possui particularidades que poucas outras atividades têm. Nossa mercadoria é viva, movimenta-se, requer planejamento de longo prazo, utiliza alimentos que também são vivos e dependem do clima, e ainda está sujeita aos mercados internacionais.

A gestão profissional é a primeira solução que podemos aplicar em uma propriedade rural. Com ela, temos a chance de conhecer os reais números do negócio, e posteriormente decidir quais outras tecnologias podemos implantar para otimizar os ganhos da pecuária. 

QUAIS AS MELHORES TECNOLOGIAS PARA MINHA PROPRIEDADE RURAL?

Podemos citar algumas tecnologias, como a própria gestão profissional da propriedade, a divisão, rotação, adubação e irrigação de pastagens, o confinamento e a integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

QUANDO USAR ESTAS TECNOLOGIAS?

Quando temos os números na ponta do lápis, sabemos exatamente onde devemos focar nossa energia, e melhorar os ganhos por hectare. As vezes chegamos em uma região e vemos duas fazendas vizinhas, uma o proprietário está em boas condições financeiras, na outra ocorre o contrário, e analisando as duas, descobrimos que a gestão foi o fator crucial que gerou esta diferença.

O controle dos números da fazenda de uma maneira eficiente, nos possibilita enxergar pontos de melhoria nos índices financeiros e zootécnicos, e abre espaço para a tomada de decisões estratégicas com base nestes índices.

O QUE SÃO ÍNDICES ECONÔMICOS E ZOOTÉCNICOS?

Índices Econômicos são aqueles que mostram a situação financeira da fazenda, mostra se está pagando suas contas ou está se endividando, podemos citar alguns exemplos destes indicadores como:

  • Custo por arroba produzido
  • Custo por hectare/ano
    Lucro por arroba
  • Lucro por hectare/ano.

Os Índices Zootécnicos são aqueles que medem a eficiência do sistema produtivo, e sempre impactam nos Índices Financeiros, podemos citar alguns exemplos destes indicadores como:

  • Desfrute
  • Ganho médio de peso a pasto 
  • Lotação de u.a. por hectare
  • Produção de arrobas por hectare
  • Taxa de prenhez
  • Taxa de desmame

Conhecidos estes índices, podemos definir as estratégias que vamos utilizar para melhorar a rentabilidade financeira e a produtividade da fazenda, e definidas as estratégias que serão tomadas, o próximo passo é controlá-las e melhorá-las no dia a dia da fazenda.

O QUE PODEMOS CONCLUIR?

A gestão controla os números e nos possibilita analisar o negócio de forma profissional, e posteriormente descobrir novas oportunidades de ganhos com talvez um baixo investimento financeiro.

 

Leonardo Galvao Netto

Zootecnista e Consultor na MPrado Agronegócios

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.