E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Gestão dos custos na fazenda: para onde o seu dinheiro está indo?

PUBLICADO EM: 27/fev/2019

MPrado-Gestão Financeira

Quanto tempo você tem dedicado para a gestão financeira do seu agronegócio? Gestão dos custos? Acha que é o suficiente para garantir a sustentabilidade e evolução do seu empreendimento? Será que você administra corretamente o seu negócio?

Todos sabemos que a gestão dos gastos é fundamental. Mas como fazer isso? Muitos fazem a gestão no caderninho, em planilhas ou em softwares. Não importa o lugar, o que importa é começar a registrar e controlar esses valores.

Em toda empresa, que vende produto ou serviço, é necessário fazer uma boa gestão financeira. No caso das fazendas, os custos podem ser divididos em 5 categorias principais, sendo elas:

CUSTOS ENVOLVIDOS NA FAZENDA

1 – Custos variáveis;

2 – Custos fixos;

3 – Custos financeiros;

4 – Custos pessoais;

5 – Custos de capital.

Sua empresa pode ser grande ou pequena, mas na agricultura sempre há inúmeras atividades. Por isso, tendo o discernimento sobre qual categoria cada custo de produção se enquadra, lhe ajudará a tomar um ponto de partida na gestão. Além disso, a rentabilidade global da empresa é diretamente relacionada com estes cinco itens citados e, entendendo-os melhor, obteremos  melhor eficiência financeira.

ALGUNS DOS BENEFÍCIOS

  • Análise sólida da saúde financeira do negócio, evitando resultados “mascarados”;
  • Planejamento de gastos, evitando gastos desnecessários;
  • Conhecimento da tributação do agronegócio;
  • Análise da melhor aplicação do capital disponível;
  • Acompanhamento de contas a pagar e a receber.

A gestão financeira, bem realizada, entrega inúmeros benefícios para o negócio, e pode ser mais descomplicada do que se imagina. A prática da gestão financeira no empreendimento propicia o seu desempenho desejado e consequente retorno do investimento nele empregado.

Com o passar do tempo, todos os custos tendem a aumentar e a produtividade agrícola deve seguir o mesmo ritmo. Por isso, é fundamental você gerir para onde está indo o seu dinheiro.

Caso tenha alguma dúvida na implementação da gestão de custos na sua fazenda fale com um dos nossos consultores. Basta clicar no botão abaixo.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.