E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Evite prejuízos na produção com base na coleta de dados

PUBLICADO EM: 08/maio/2018

evite prejuízos na produção

Qualquer tipo de negócio que deseja obter sucesso depende das decisões que são tomadas ao longo do tempo, e para que isso seja feito da melhor maneira possível, é necessário que haja uma coleta de dados eficiente. Isso acontece, pois as tomadas de decisão que proporcionam bons resultados ao agronegócio são aquelas munidas de informações. Ou seja, com base em dados de qualidade e análises bem feitas e relevantes. Leia nosso artigo e evite prejuízos na produção.

Contudo, vale a pena lembrar que para ter tomada de decisões bem amparadas e embasadas, é preciso que os dados representem fielmente a realidade do seu agronegócio, além de ter uma equipe engajada para coletá-los. Para isso, demonstre a importância de realizar essa coleta, pois assim manterá sua equipe motivada a oferecer dados de boa qualidade para o seu agronegócio.

Com a ajuda da coleta de dados relevantes, você terá melhores retornos econômicos na sua atividade rural, pois terá acesso a informações precisas para saber como e onde deve agir.

Para ser mais assertivo, deixe claro o porquê de coletar dados

Se você tem uma equipe responsável pela coleta de dados, talvez já tenha notado algumas informações incompletas ou até mesmo informações faltantes. Na coleta de dados, ou em qualquer outro tipo de tarefa, é extremamente importante que você deixe claro quais são os resultados esperados dessas ações, ou seja, apresente o “porquê” das tarefas.

Para isso, mostre com clareza como ela impacta todo o seu agronegócio e aproveite para apresentar os resultados que as decisões tomadas tiveram, pois será mais fácil conscientizar sua equipe sobre o motivo de fazer uma coleta de dados eficiente. Agindo dessa forma, você terá os melhores resultados sempre garantidos em tudo o que fizer.

Caso você opte por ir para outros caminhos, acabará prejudicando o desempenho do seu agronegócio. A falha em informar claramente o motivo de realizar a coleta de dados causa três principais efeitos:

  •  Você não terá dados suficientes para tomar suas decisões e evitar prejuízos na produção devido a falta de engajamento da equipe;
  •  A qualidade das tarefas executadas será comprometida, pois a equipe estará desengajada por não saber o motivo de realizá-la;
  • Seus dados não representarão a realidade da sua propriedade rural, impedindo que os mesmos tenham qualidade de informações.

Por isso, não arrisque prejudicar o desempenho do seu agronegócio. A clareza na comunicação do “porquê” para a sua equipe é essencial.

Afinal, como comunicar com eficiência o motivo de coletar dados?

Para demonstrar o motivo de fazer uma coleta de dados eficiente aos seus colaborares, existem algumas ações que devem ser seguidas. Contudo, antes mesmo de adotá-las, é preciso que você entenda o real motivo de realizar a coleta. Por isso, avalie o motivo real daquele dado ser coletado, utilize exemplos claros do dia a dia para facilitar que a motivação seja entendida e procure demonstrar os benefícios a todos os envolvidos. O mais recomendado, antes de tudo, é que você saiba porque isso é importante e para que serve.

Depois de entender a importância de coletar dados para evitar prejuízos na produção, pense em como transmitir o seu entendimento para o seu colaborador ou sua equipe. Use uma linguagem clara e de fácil absorção, deixando de lado as margens operacionais e os indicadores específicos. O ideal é que sua equipe entenda o “porquê” com a maior clareza possível.

Por último, procure demonstrar os benefícios que a coleta de dados proporcionará não apenas aos envolvidos, mas para o sucesso do agronegócio como um todo, sempre deixando claro que o crescimento da sua equipe será possível e mais fácil de alcançar caso todos estejam engajados.

O importante nisso tudo é deixar bem claro o motivo para realizar uma coleta de dados eficiente, explicando como tal medida é capaz de impulsionar o sucesso de todo o time. Agindo dessa forma, todos ficarão mais envolvidos com a tarefa e você estará amparado na sua tomada de decisões.

O que podemos aprender com tudo isso?

Com base em tudo o que mencionamos aqui, você deve ter percebido que a coleta de dados relevantes é um dos principais passos para quem quer tomar decisões com muito mais êxito. Ao garantir que boas informações sejam coletadas, você terá em mãos tudo o que precisa para evitar decisões erradas e garantir que o melhor para o seu agronegócio seja feito.

Para saber mais sobre o assunto, baixe nosso E-Book: “Gestão de Propriedades Rurais”, basta realizar o download abaixo.

 

Gostou do tema abordado neste artigo? Continue acompanhando o blog ou entre em contato com a MPrado Agronegócios para ter consultorias eficientes e outras dicas para tornar a sua propriedade rural um grande sucesso.

Acesse nosso site e conheça um pouco mais dos serviços oferecidos.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.