E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Desafios de um líder rural na gestão de sua equipe

PUBLICADO EM: 27/set/2019

MPrado-liderança

Já é de conhecimento de todos, o tamanho da importância do agronegócio para o desenvolvimento socioeconômico brasileiro, tanto no passado como no contexto atual da economia globalizada e competitiva.

Diversos indicadores do desempenho da economia brasileira são frequentemente divulgados na mídia e em estudos acadêmicos, fundamentando tal argumento. Podem-se citar, dentre outros, a participação expressiva do agronegócio no PIB, na geração de empregos, que promove a distribuição de renda, nas exportações, e a considerável contribuição para a balança comercial brasileira. 

Por outro lado, merecem ser consideradas, nesse contexto, as pressões e as transformações por que passam os líderes ou gestores rurais. Neste artigo, o foco são os desafios ligados à administração da equipe de profissionais.

Delegar funções

Delegar funções às pessoas corretas é parte fundamental do trabalho de um líder. Porém, esta é uma lição difícil de aprender, especialmente para aqueles que construíram seu negócio desde o início. Logo quando você começa, você acha que pode administrar e controlar sozinho tudo o que sua propriedade produz.  Afinal de contas, todo mundo gosta de um líder que trabalha duro. Um líder que está sempre presente, que pode fazer tudo.

 Todos ouvimos repetidas vezes o mantra de liderar pelo exemplo, mas haverá algum ponto ao longo da estrada em que isso não funcionará do jeito que costumava funcionar. Isso porque a atividade agrícola envolve inúmeras atividades, e com o crescimento do negócio, o líder, simplesmente, não pode se envolver em cada trabalho operacional. Se ele tentar, só vai se exaurir física e mentalmente, e não poderá gerenciar sua equipe como costumava, e isso só criará mais complicações e dificuldades.

É importante que um líder esteja sempre operando em alto nível de desempenho, para lidar com as tarefas que somente ele é capaz de lidar. E isso envolve delegar tarefas.

Tempo de adaptação

O líder precisa entender que, mesmo delegando tarefas, sua equipe precisa de um tempo de adaptação.

 Quando a empresa rural está crescendo, o papel mais importante do líder é criar processos e estruturas que não precisem de sua opinião e atenção constantes. Seu negócio precisa ganhar um ritmo que não dependa do seu envolvimento.

 Essas são as estruturas que não só vão ajudá-lo a crescer ainda mais, mas também criar a cultura da sua empresa rural. Elas não definem apenas a maneira como você e seus colaboradores trabalham no momento, mas se tornarão uma parte essencial do DNA de sua fazenda nos próximos anos. Tudo tem seu tempo, não existe milagre

 Autonomia para a equipe

 Sempre surgirão problemas que o processo simplesmente não está preparado para lidar. No entanto, nem sempre o líder estará lá para apagar todos os incêndios. Sua equipe precisa ser capaz de lidar com isso por conta própria.

 Esse é talvez o salto mais assustador que cada líder tem que fazer. A capacidade de liderar não pode mais ser avaliada pela quantidade de problemas você pode resolver.

Em vez disso, o trabalho mais importante é construir uma equipe que possa superar os problemas por conta própria.

 A expectativa deve ser definida desde o início: a equipe deve tentar resolver problemas por conta própria antes de passar recorrer ao líder. Por outro lado, ele precisa ter a confiança de que deu as ferramentas que eles precisam para enfrentar esses problemas de forma eficaz. Um líder não pode guardar em segredo a forma com que lida com certos problemas se ele espera que seu negócio cresça.

Um verdadeiro líder compartilha o conhecimento

 Todo a equipe deve entender, primeiramente, a cultura e filosofia do negócio rural. Eles não podem ser apenas o novo alvo para cada problema no futuro. Precisam estar bem treinados para resolver os problemas por conta própria e desenvolver seus papéis na fazenda.

 Formar um time de sucesso ajuda o seu negócio a crescer. E este sucesso é obtido com capacitação e motivação, inclusive possibilitando a ascensão dos profissionais de acordo com seu desenvolvimento. Ninguém quer sentir como se estivesse preso na mesma posição para sempre, sem oportunidades de crescer.

 Deixá-los resolver seus problemas e criar seu espaço na empresa rural irá ajudá-los a melhorar. Porém, não pode haver egoísmo por parte do gestor, ele tem a obrigação de repassar toda a sua experiência, como forma de munir a equipe de todas as informações possíveis.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.