E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Checklist comentado: os pontos de atenção na administração da sua fazenda

PUBLICADO EM: 01/out/2018

Administração de fazenda

Se você faz parte daqueles que assumiram o controle de uma fazenda, é hora de entender que, independentemente dela ser grande ou pequena, uma boa administração é fundamental. Para isso, é preciso que você conheça todas as características da sua propriedade, como os principais processos, o clima, a vegetação, o solo, os aspectos socioeconômicos da região e tudo o mais que a envolva. Por isso, preparamos um checklist comentado para ajudar na administração da sua fazenda.

Ter em mente um passo a passo estruturado do que precisa ser feito é o mais recomendado para que você tenha controle sobre o que acontece na sua fazenda. Para isso, é necessário realizar um planejamento com base em informações confiáveis e compatíveis com o tamanho do seu agronegócio, além de levar em consideração sua capacidade de gerenciamento atual.

Para que você consiga obter sucesso na administração da sua fazenda é preciso estar atento a alguns pontos importantes, pois caso sejam esquecidos, podem se tornar um verdadeiro empecilho que dificultará bastante seu caminho. Pensando em te ajudar com isso, separamos um checklist com os principais pontos de atenção para uma melhor gestão do seu negócio. Vamos lá?

Pontos de atenção para uma melhor gestão do seu negócio

 

Conscientização: O que esperar do seu negócio? Qual o objetivo?

Antes de pensar em obter os melhores resultados, é preciso ter em mente o que você espera do seu negócio e o objetivo a ser atingido com ele. Comece a se perguntar sobre a capacidade que ele tem hoje de cumprir com o que foi definido e se é necessário mudar e/ou tirar de vez alguma coisa que vem sendo feita, pois ter a resposta dessas questões é essencial para saber aonde se quer chegar, além de servir para que você conheça as limitações do seu agronegócio.

Inspirar: Por quê? Pra quê?

Inspirar seus colaboradores para que trabalhem sempre motivados é a chave para o sucesso. É necessário que você entenda que sem eles nada pode ser feito, pois são parte integrante de todos os processos. Ao mantê-los sempre inspirados, você conseguirá impulsionar grandes melhorias na sua propriedade rural. Por isso, descubra o que inspira seus funcionários e como você pode aproximá-los de um desempenho ainda melhor.

Definir Metas: Como fazer?

Se você não definir aonde quer chegar, qualquer lugar que alcançar será o suficiente. Por isso, estabelecer metas e objetivos é algo essencial para que seu agronegócio tenha sucesso no futuro. Para isso, defina metas mensuráveis e que possam ser atingidas, tendo sempre como base objetivos realistas. E lembre-se: revise suas metas com frequência, pois só assim poderá ter certeza de que está no caminho certo.

Envolvimento: Todos que fazem parte do negócio

O envolvimento de todos os que fazem parte do negócio também é fundamental para que as coisas saiam como o planejado. Quando citamos “todos”, estamos falando de todos os colaboradores, sócios, gestores e você, independentemente de qual seja sua função na fazenda. O importante é que todos estejam por dentro de tudo o que acontece na propriedade rural e se envolvam o máximo possível.

Disciplina: Levantamento de informações confiáveis

Outro ponto de atenção importante na administração da sua fazenda é a necessidade de coletar informações confiáveis e ter bastante disciplina para trabalhar com base nelas. De nada adianta saber o caminho se você decidir percorrer outro totalmente diferente.

Educação Financeira: Em relação ao dinheiro, o que é do negócio e o que é dos sócios?

Acredite, um dos maiores erros gerenciais é o de não separar o que é do negócio e o que é dos sócios. Seu agronegócio precisa ter toda a parte financeira muito bem estruturada, separada e controlada, pois esse tipo de erro é capaz de colocar tudo a perder.

Organização: Formato responsabilidade individualizada e resultado de todos

A organização deveria ser enxergada como uma obrigação em qualquer tipo de negócio. Sem ela, todas as áreas da empresa são afetadas, o que acaba prejudicando bastante as metas a serem cumpridas. Por isso, é essencial que ela faça parte de cada um dos envolvidos no negócio, para que os resultados reflitam no todo da empresa.

Planejamento Orçamentário: Fluxo de caixa, endividamento

Realizar um planejamento orçamentário também é algo fundamental para ficar de olho no seu agronegócio. É por meio dele que você tem noção se sua empresa está ficando no vermelho para que possa correr atrás do prejuízo e reverter a situação.

Gestão de Custos: Gastos ocultos, fixos e variáveis

Fazer o mapeamento de tudo o que entra e o que sai da empresa é mais um dos pontos de atenção na administração da sua fazenda. Ao realizar a gestão dos custos, você terá maior controle sobre os gastos fixos, variáveis e ocultos, sabendo exatamente o que pode ser cortado ou melhorado.

Acompanhamento: Orçado x Realizado

O último ponto de atenção na administração da sua empresa é tão importante quanto todos os outros. É preciso acompanhar se o que foi orçado inicialmente está condizente com o que foi realizado, pois só assim será possível ter certeza de que as metas e objetivos foram cumpridos.

Pronto para melhorar a administração da sua fazenda? Se precisar de uma ajuda para colocar tudo o que foi mencionado aqui em ação, conte com a MPrado Agronegócios e tenha consultorias eficientes e pensadas para beneficiar sua propriedade rural.

Acesse o site da MPrado e conheça um pouco mais dos serviços oferecidos.

Até a próxima!

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.