E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

As vantagens da manutenção preventiva para o agronegócio

PUBLICADO EM: 01/out/2018

Cansado de ter dores de cabeça com os gastos inesperados que surgem e os equipamentos que são utilizados no seu agronegócio? Acredite, a melhor maneira para evitar tal situação é adotar a manutenção preventiva dos seus equipamentos agrícolas. Ainda tem dúvidas? Neste artigo, traremos as vantagens da manutenção preventiva para o agronegócio, além de como implementá-la para ter sucesso na sua propriedade rural. Vamos lá?

Afinal, isso é algo que possibilita que sua propriedade rural tenha os processos otimizados e alcance maior economia.

 

Quais são as vantagens da manutenção preventiva para o agronegócio?

Segundo o Canal Rural, a manutenção preventiva pode até mesmo dobrar a vida útil dos equipamentos. Além disso, suas principais vantagens giram em torno de reduzir o envelhecimento ou a degeneração dos equipamentos, garantir que eles tenham um melhor estado técnico operacional, possibilitar que o gestor atue antes dos problemas aparecerem (o que evita as ações corretivas de altos custos), realizar serviços em melhores condições e programar as intervenções. E não para por aí.

Conheça mais algumas vantagens da manutenção preventiva para o agronegócio:

Maior controle sobre os equipamentos e infraestruturas que estão envelhecendo

Se uma máquina é nova, o trabalho para mantê-la é bem pequeno. Entretanto, essa situação é bem diferente quando ela já tem vários anos e foi bastante utilizada, pois exige um pouco mais cuidado. Fazer a manutenção preventiva, anotando todos os dados e documentação, além de ter em mãos um histórico da máquina em um sistema automatizado de gestão, contribuirá para que você gerencie esse envelhecimento da melhor forma possível, evitando prejuízos inesperados.

Maximizar a eficiência das operações fica mais fácil

A manutenção preventiva dos equipamentos faz com que as operações sejam otimizadas, permitindo que você execute com máxima eficiência o máximo que conseguir. Fazer com que o funcionamento das suas máquinas seja mantido em um potencial ótimo aumenta o tempo de atividade, o que contribui para melhorar sua produção e reduzir os custos. Em contrapartida, equipamentos com pouca manutenção acabam usando muito mais energia, gerando custos maiores que vão crescendo com o decorrer do tempo.

É possível economizar

Tudo o que citamos até aqui já contribui, de certa forma, para a diminuição dos custos e o aumento da economia. Contudo, além do que já foi mencionado, podemos considerar, por exemplo, o quanto a manutenção preventiva contribui para evitar gastos com o tempo de inatividade dos equipamentos que apresentaram alguma falha não planejada. Afinal, você não precisará gastar com emergências fora de hora e nem sairá prejudicado por uma linha de produção que diminuiu pela falta do equipamento.

Dicas para implementar a manutenção preventiva

Agora que você já conhece as vantagens da manutenção preventiva para o agronegócio, talvez tenha surgido o interesse de adotar essa prática na sua propriedade rural. Se realmente quiser implementá-la para aproveitar todas as vantagens que ela proporciona, confira estas 3 dicas importantes que separamos:

Realize um controle periódico

Acredite, investir em manutenções periódicas sai muito mais barato do que ter que arcar com uma solução técnica emergencial. Por isso, faça o controle periódico para conseguir identificar potenciais problemas o mais cedo possível, evitando maiores danos ou desgastes na estrutura do seu equipamento.

Registre tudo sobre o funcionamento dos equipamentos

Assim como já mencionamos, registrar cada incidente de uso ou mal funcionamento das suas máquinas te ajudará a construir um verdadeiro banco de dados sobre elas. Assim, você poderá elencar as informações para fazer um diagnóstico correto das reais condições de funcionamento dos equipamentos, tendo maior embasamento para saber se será necessário realizar uma manutenção corretiva no futuro, a qual poderá ser agendada.

Treine seus colaboradores

Para implementar a manutenção preventiva no seu agronegócio, será necessário que seus funcionários estejam engajados no projeto. Somente assim será possível que eles identifiquem com maior facilidade o que está acontecendo de errado no uso dos equipamentos, podendo registrar e fazer com que essas informações cheguem até você para que sejam tomadas as devidas providências. Todos deverão atuar em conjunto para prevenir situações desagradáveis com os equipamentos.

Pronto (a) para colocar em prática a manutenção preventiva na sua propriedade rural? As vantagens são inúmeras e permitem que você esteja sempre no controle do que acontece no seu agronegócio, podendo evitar até mesmo possíveis ações corretivas no futuro.
Gostou do tema abordado aqui hoje? Compartilhe com seus amigos e aproveite para deixar seu comentário sobre o assunto, dizendo se você já adota a manutenção preventiva ou se pretende implantá-la daqui pra frente.

Esta é sua primeira visita aqui no blog? Acesse nosso site e  e conheça tudo o que a MPrado Agronegócios tem para oferecer a você e seu negócio.

 

 

 

 

Até a próxima!

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.