E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Passo a passo para fazer a gestão financeira da fazenda: dicas práticas de como melhorar a gestão da sua propriedade

PUBLICADO EM: 27/fev/2019

Há uma diversidade de aspectos a que um agricultor precisa dar constante atenção, caso contrário, a lucratividade será comprometida. A gestão financeira da fazenda é uma delas, além de ser uma excelente porta para oportunidades de crescimento. Sem gestão, uma propriedade rural tende a ser deficitária, uma vez que, com o tempo, as demandas se acumulam.

Não importa se uma fazenda já conta com profissionais ou se ainda é um empreendimento familiar. Sempre é possível gerenciar melhor os processos e maximizar o lucro. Por isso, destacamos 4 dicas para você que quer controlar o seu agronegócio.

1) SABER O QUANTO GASTOU

 Isto é, qual o custo: esta é uma grande ferramenta e é fundamental que todos saibam qual o seu custo de produção. Ainda assim, apenas saber o custo de produção não é garantia/sinônimo de sucesso na atividade, pois estaremos sempre “olhando no retrovisor”, ou seja, já se gastou o dinheiro. Ao saber o custo de produção, na verdade, estou reunindo informações para decisão de ações futuras.

2) PLANEJAR O FUTURO

Terei dinheiro para pagar as minhas contas? A resposta desta questão é a principal utilidade de se ter controle financeiro, que é o Fluxo de Caixa. Saber o que terei para pagar na próxima semana, ou nos próximos 15 dias, e se terei dinheiro ou não é o principal benefício da implantação do sistema. Agora sim, estamos olhando para frente!

3) AVALIAR ONDE ESTOU

Vale a pena, economicamente, este negócio? Reunindo as informações de gastos, receitas e o capital aplicado na atividade, é possível calcularmos qual o retorno do negócio. Mais uma vez, estamos olhando para trás, vendo o resultado que obtivemos. Porém, é com estes indicadores em mãos que podemos decidir por um determinado investimento futuro como, por exemplo, aumentar a área cultivada, investir em novas culturas, construir uma instalação nova, etc. Estaremos assim, tomando decisões em cima dos nossos números.

4) USE A TECNOLOGIA

São muitos dados para se considerar, avaliar e processar, em se tratando de produção agropecuária. Nesse sentido, o uso da computação é fundamental para o controle de múltiplos elementos que precisam ser acompanhados de perto.

Utilizar softwares de gestão adaptados para propriedades rurais pode ser um importante aliado para a sua fazenda. Afinal, a gestão financeira do agronegócio, num país com alta competitividade no setor é questão de lucratividade e de sobrevivência.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.