E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Fluxo de caixa para fazendas: a importância do controle financeiro da sua propriedade

PUBLICADO EM: 27/fev/2019

O fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro fundamental para qualquer indivíduo que queira gerenciar suas finanças. Tratando-se de uma empresa, é essencial para o bom funcionamento e sobrevivência.

O fluxo de caixa de uma fazenda consiste no controle das entradas e saídas de caixa, ou seja, registro dos recebimentos e pagamentos. A ferramenta de gestão financeira pode ser utilizada tanto para evidenciar as atividades ocorridas (passado) quanto para auxiliar no planejamento do orçamento (futuro) e por isso, ajuda na tomada de decisão do gestor da propriedade.

COMO MONTAR UM FLUXO DE CAIXA

Um passo a passo para montar um fluxo de caixa de forma simples e eficiente. Crie uma planilha que começa, em sua primeira linha, com o “saldo inicial de caixa”, que engloba todo o dinheiro que a fazenda tem como disponibilidade imediata e que pode contar assim que desejar. A linha pode ser “quebrada” em várias outras seções, detalhando o dinheiro disponível de acordo com a origem (caixa da empresa, dinheiro depositado em bancos, etc).

Quando o produtor for elaborar a estrutura do fluxo de caixa, é importante  pensar nas informações que a fazenda quer ter controle. Neste contexto, gastos muito pequenos ou pouco frequentes podem ser somados numa linha de ‘outras despesas’. Já os encargos sociais dos funcionários, por sua importância e por seu valor, merecem uma linha em específico, caso, por exemplo, dos pagamentos de FGTS e INSS.

O fundamental é que a fazenda tenha o controle de suas entradas e saídas sempre respeitando a separação entre o fluxo de caixa da fazenda com o fluxo de caixa particular do proprietário do negócio rural.

A vantagem desta prática é que o produtor passa a evitar eventuais excessos de retirada de recursos de caixa, que podem comprometer os pagamentos futuros, levando a fazenda a buscar por financiamentos não previstos, que por vezes são muito caros.

FLUXO DE CAIXA E OPORTUNIDADES

Depois de certo tempo elaborando o fluxo de caixa, o produtor pode começar a notar que as sobras podem ser aplicadas sem que se prejudique o caixa da fazenda (liquidez), e assim, pode começar a obter ganhos nas aplicações financeiras.

O fluxo de caixa, se bem feito, vai indicar até por quanto tempo essa sobra de dinheiro pode ser aplicada, o que pode ajudar na escolha pelo tipo de aplicação financeira.

Você já faz o fluxo de caixa da sua fazenda? Se não, está esperando o que para enxergar as oportunidades e ameaças para o seu negócio. Entender para onde o seu dinheiro está indo é a melhor maneira de identificar problemas e manter a organização financeira para trabalhar sempre com a conta no azul.

 

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.