E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Aumente os lucros analisando seu agronegócio por atividades

PUBLICADO EM: 15/maio/2018

Agronegócio por atividades

Você já parou pra pensar que a sua tomada de decisões pode estar sendo mascarada simplesmente pelo motivo de que você não analisa cada segmento do seu agronegócio, atividade ou operação separadamente? Uma atitude simples como essa, consegue promover um maior controle sobre os seus custos e receitas de cada atividade agropecuária, possibilitando que você realize uma avaliação independente e tenha uma perspectiva maior sobre aquilo que exerce, se tornando mais fácil melhorar o desempenho da sua propriedade rural. Aumente os lucros analisando seu agronegócio por atividades.

Acredite, deixar esse tipo de avaliação de lado para olhar apenas o todo pode ser um grande risco. Além disso, você estará abrindo espaço para decisões erradas quanto a alocação de recursos, que provavelmente comprometerão os retornos econômicos do seu agronegócio.

Se a atividade é diferente, a forma de operar também deve ser

Cada atividade realizada em sua propriedade rural utilizará recursos distintos que, obviamente, trarão benefícios que também são distintos. Ao aplicar esses recursos, cada um deles trará uma resposta diferente para cada atividade, o que afetará os custos de produção de forma diferente.

Para que você entenda com mais clareza, aqui vai um exemplo: um cultivo de soja, por ter necessidades diferentes de um cultivo de café, precisará utilizar uma especificidade e quantidade diferente de recursos. Então, estes recursos irão afetar apenas a produtividade e os custos do cultivo de soja.

De forma resumida, o que queremos dizer é que se um recurso não foi utilizado e nem mesmo aplicado em uma determinada atividade, que no caso do nosso exemplo é o cultivo de soja, ele não deve ser considerado no custo dela, afinal, o mesmo de nada faz parte durante o processo.

Por isso, pare e pense sobre como você avaliaria o desempenho e os custos do cultivo de soja se não analisasse de maneira independente o que foi utilizado nas operações realizadas. Ao refletir, será possível perceber que as análises dos processos e atividades econômicas independentes são essenciais para que você faça uma boa avaliação do desenvolvimento que o seu agronegócio está tendo.

Ao avaliar de forma independente, você saberá onde investir

Se você tivesse conseguido um excelente resultado na sua última safra, bem além do esperado, e quisesse ampliar sua produção, saberia qual das suas atividades deveria ser ampliada? No momento em que se possui uma análise independente de cada custo e recurso empregados em determinada atividade, é muito mais fácil realizar análises para saber onde um investimento será mais rentável do que outro.

Quando um gestor tem o conhecimento sobre os custos de produção de cada atividade, além dos possíveis retornos dentro do cenário avaliado, tem a chance de avaliar as vantagens de destinar mais recursos para certa a atividade do que para outra, o que proporcionará resultados mais assertivos ao agronegócio.

Maior controle representa maior assertividade na tomada de decisões

Quando você tiver posse de informações confiáveis e que mostram com clareza e individualmente o cenário atual das atividades que são realizadas na sua propriedade rural, será possível tomar as melhores decisões para impulsionar os resultados e crescimento do seu agronegócio.

Ter consciência de quais são os custos reais de produção de cada uma das atividades econômicas do seu negócio proporcionará uma quantidade significativa de informações que mostrarão os gargalos da produção, permitindo que você desenvolva planos de ação que visam a redução dos custos e até mesmo o aumento da produtividade.

O que conseguimos aprender com tudo isso?

Em resumo, encare a análise independente das atividades do seu agronegócio como uma forma eficiente de aumentar os seus lucros. Além disso, tenha sempre em mãos as informações que necessita para saber lidar com cada ponto do seu negócio de maneira individual, o que fará com que fique mais fácil entender onde e como você precisa agir para impulsionar os resultados da sua propriedade rural.

O que você achou do nosso assunto de hoje? Deixe seu comentário nos contando se o seu agronegócio já atua com base em atividades bem segmentadas ou se você tem planos de adotar o método abordado aqui hoje para melhorar seus resultados.

Se desejar saber mais sobre o assunto, baixe nosso E-book  “Gestão de propriedades Rurais”.

 

Continue acompanhando o blog e conte com a MPrado Agronegócios para ter os melhores serviços de consultoria capazes de otimizar processos e atingir os objetivos do seu negócio.

Acesse o site da Mprado Agronegócios e conheça um pouco mais dos serviços oferecidos.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.