E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Gestão e tecnologia: Aliados Importantes do Agronegócio

PUBLICADO EM: 10/set/2019

Gestão e tecnologia: aliados importantes do agronegócio

O setor do agronegócio, que representa uma fatia importante do PIB nacional, tem recebido importantes transformações em tecnologia nos últimos anos. Os dados de um levantamento feito pela Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão (CBAP) comprovam isso.

Segundo o estudo, 67% das propriedades agrícolas brasileiras fizeram a adoção de alguma inovação, dentro ou fora do campo. Entre essas tecnologias estão ferramentas e softwares para controle da gestão da produção animal e também a automatização de processos que envolvem documentação.

Certificação de origem, agricultura de precisão, rastreabilidade… estes são termos que não podem ser ignorados pelos gestores do agronegócio. Se o campo apresenta boas possibilidades, também é nele que há mais espaço para as tecnologias de ponta. Capazes de dar mais previsibilidade e aumentar a produtividade no agribusiness, essas ferramentas precisam ainda agregar qualidade de gestão.

ADEQUAÇÃO AO MERCADO MUNDIAL

Por outro lado, o setor vive o desafio constante da adaptação ao mercado mundial. A agropecuária responde por quase metade das exportações nacionais. Isso significa atender a diferentes exigências internacionais para garantir a qualidade dos produtos. Também significa buscar altos padrões de competitividade, com planejamento estratégico e redução de custos.

No agronegócio, esses aspectos envolvem estudos de clima, solo, georreferenciamento, biogenética, gestão de água e energia, entre outros aspectos. Se o setor se expandiu a partir de conhecimentos tradicionais, hoje é a ciência que oportuniza sua profissionalização.

INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS EM PROL DA AGRICULTURA

Estamos, atualmente, inseridos em um ciclo de convergência muito grande entre diferentes tecnologias, como a biotecnologia, a tecnologia da informação, a nanotecnologia e a ciência cognitiva. Todas elas, integradas, permitirão que a agricultura fique mais digital, informatizada e tecnificada. Ou seja, aquilo que parecia pertencer a um futuro distante, como monitorar tudo o que acontece na fazenda por meio de um tablet, se tornará coisa do presente.

Além disso, as ferramentas de consultorias presenciais, à distância ou os aplicativos digitais se complementarão e um não viverá sem o outro. Por isso, indicamos que você procure enxergá-los como ferramentas integradas que se complementam e contribuem para que sua propriedade rural alcance o crescimento esperado.

BOOM DOS APLICATIVOS QUE AJUDAM NO CONTROLE DA PROPRIEDADE RURAL

Seja na versão para smartphone ou tablet, os aplicativos rurais, que também podem ser chamados de apps do agro, estão se tornando cada vez mais úteis no ambiente rural. Eles possibilitam que empresários rurais desempenhem diversas atividades no campo, facilitando e agilizando os processos de gestão das fazendas.

São aplicativos que ajudam a gerenciar o controle de pragas, a seleção de híbridos a serem plantados, a escolha da semente e o gerenciamento do sistema de adubação, tudo isso interligado a drones e fotos de satélite, com o objetivo de contribuir para que o agricultor tenha um maior crescimento de sua produtividade. Por esse motivo, eles também são considerados como uma das tendências que teremos em 2019.

CONCLUSÃO

Conciliar todos esses fatores – tecnologia, gestão e mercado – é o que acreditamos como melhor caminho para o desenvolvimento do agronegócio nacional. Para tanto, é preciso que os agrogestores acreditem na tecnologia, mas também invistam fortemente em excelência operacional. Se não for assim, muito dinheiro pode ser enterrado, sem que renda uma boa produtividade.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.