E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

A Globalização do Agronegócio

PUBLICADO EM: 18/jun/2019

Com a globalização da economia, o Agronegócio brasileiro, assim como todos os outros setores produtivos, teve que recalcular suas rotas, suas ações e conceitos. Uma nova realidade, sem fronteiras, que causou uma mudança na forma de pensar e agir do produtor rural.

UMA VISÃO MAIS AMPLA

A imagem da Fazenda como simples fornecedora de matéria prima não cabe mais. É fundamental que o produtor assuma uma visão sistematizada de produção e comercialização, priorizando a eficiência, para equilibrar seu negócio e manter a sua competitividade. A definição do Agronegócio passou a ser muito mais ampla, interligando tecnologia, pesquisa, insumos, processamento, preço e distribuição.

RELAÇÃO PROFISSIONAL COM O MERCADO

É fundamental que o produtor rural conheça seu lugar na cadeia produtiva, independente do tamanho de seu negócio. Dessa forma ele terá totais condições de responder a quatro perguntas-chave: O que? Quando? Quanto? Pra quem produzir? Tendo sempre a consciência de que, neste modelo, o gerente é o mercado e o dono é o consumidor.

No mundo globalizado, um relacionamento profissional com o mercado é imprescindível em todas as etapas do agronegócio, principalmente nas etapas que ocorrem dentro da porteira.

A comercialização é o momento mais importante do processo produtivo. Saber vender bem é essencial.

O DESAFIO DA EFICIÊNCIA

Na conjuntura atual, onde a competição, a produtividade e a tecnologia autossustentável ditam as regras, alguns conceitos começam a perder espaço, em especial o que colocava o Estado como grande administrador do Agronegócio Nacional.

Contudo, fica claro nesse novo cenário, que um sistema equilibrado e sua competitividade a longo prazo, ainda são muito dependentes das políticas macroeconômicas do governo (câmbio, juros, impostos, inflação). Ainda assim, é correto afirmar que a força do mercado é hoje a referência maior do agro, apoiada por novos instrumentos de gestão que mudam as perspectivas do setor.

É o desafio da eficiência, que cada vez mais norteia a gestão do agronegócio. sobrevive quem oferece resultados e atua sempre em sintonia com o ambiente globalizado já estabelecido.

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.