E-book gratuito Revolução verde

BAIXAR E-BOOK

Blog

Controlando os custos de produção agrícola

PUBLICADO EM: 07/jan/2019

Calcular o custo de produção agrícola não é apenas contar os desembolsos realizados durante a safra

Você sabe qual foi o seu custo de produção agrícola da última safra? E esse custo por talhão? Calcular corretamente o custo de produção é essencial para o sucesso na gestão de qualquer propriedade rural, independentemente do tamanho da área, da quantidade de funcionários ou dos recursos financeiros disponíveis.

É claro que você tem ideia de quanto gastou e por quanto vendeu a produção. Mas conhecer todos os números e indicadores da sua produção, por safra, por talhão, ainda não é todo produtor.

Neste artigo vamos falar sobre como a gestão dos dados pode te apoiar a tomar sempre a melhor decisão. E que ser o campeão na produtividade, nem sempre é sinônimo de lucratividade.

Muitos agricultores, agrônomos e técnicos possuem um certo fascínio pela produtividade das culturas agrícolas. Estabelecem metas de produtividade que, quando alcançadas, são motivo de orgulho e alegria para todos os envolvidos.

É claro que a produtividade está diretamente relacionada com a receita, e que produzir mais com os mesmos recursos é o sonho de todo empreendedor, de qualquer setor produtivo.

PRODUZIR MAIS NÃO SIGNIFICA LUCRAR MAIS

Mas nem sempre produzir 80 sacos de soja por hectare é melhor do que produzir 55 sacos por hectare. É importante ter em mente que toda empresa rural tem como objetivo lucro, independente do tamanho da sua produção.

E para calcular o lucro de uma atividade, não basta apenas conhecer a receita: é preciso conhecer também os custos reais da produção agrícola.

Conhecer o custo de produção agrícola também é fundamental para o planejamento da comercialização da produção. Afinal, sem compreender o custo de produção é impossível saber qual a margem de lucro que será obtida na venda.

Entretanto, pouquíssimas propriedades rurais no Brasil conhecem o custo de produção de cada atividade rural, da mesma forma que poucos profissionais do agronegócio possuem prática no levantamento do custo de produção agrícola.

Não basta apenas somar as notas fiscais. Calcular o custo de produção agrícola não é apenas contar os desembolsos realizados durante a safra.

Indicadores mostram que 70% dos produtores rurais que fazem boa gestão do seu negócio lucram até 3 x mais. Controlar os números da produção agrícola é transformar a cultura de uma propriedade rural, tornando-a, realmente, uma empresa, um negócio.

Um passo de cada vez e quando se der conta você estará tomando as melhores decisões com base em dados extremamente segmentados.

Quer saber mais? Acesse o link abaixo e deixe seus dados, um dos nossos consultores entrará em contato. Sem compromisso.

Vamos começar?


 

Solicite uma ligação

Preencha os campos que nós entraremos em contato rapidamente. Ficaremos felizes em falar mais sobre como podemos aprimorar a gestão da sua empresa.